Água e Esgoto

Mananciais de Água

Para o atendimento dos moradores do Bairro, o SAE conta com a disponibilidade dos seguintes mananciais de água:

1 - Aquífero Fraturado : Sob o solo da Bairro encontra-se um aquífero disposto nas fraturas das rochas graníticas que compõem o subsolo. O SAE Pedra Branca dispõem de Outorga do uso desta água para garantir o abastecimento público.

2 - Rio Imaruim: A 1,5km ao Norte do empreendimento corre o Rio Imaruim, que se constitui em uma reserva de água para o futuro do crescimento do Bairro. Nesta Bacia o SAE conta com outorga preventiva de 150 litros por segundo, visando o atendimento futuro.

3 – Além dos mananciais próprios o SAE mantém vínculo com SAMAE Palhoça, que permite a importação de água tratada em contingências do Sistema.

Tratamento de Água

Aquífero Fraturado: A água proveniente do aquífero fraturado tem características minerais e é límpida por natureza, não sofrendo interferência das condições atmosféricas. Portanto, o seu tratamento constitui-se simplesmente na desinfecção. Não são necessários os processos de floco decantação e correção do ph.

Rio Imaruim: Como qualquer rio, por sofrer interferência direta das condições atmosféricas, será necessário o uso de todas as etapas de purificação da água, floculação, decantação, filtração, desinfecção e correção do ph. No momento constitui-se em uma reserva para as necessidades futuras de água dos moradores do Bairro.

Característica da Água

A água do Aquífero fraturado Pedra Branca é de constituição bicarbonatada sódica e cloretada sódica e sua composição está de acordo com a portaria 2914, que estabelece os parâmetros para consumo humano.

Por ser uma água de aquífero fraturado, não sofre interferência direta das intempéries, como chuvas e secas, mantendo suas características de turbidez, ph, cor e composição independentemente das condições climáticas.

Por ser límpida por natureza não são necessárias a etapas de tratamento de floculação, decantação e filtração.

Coleta do Esgoto

O empreendimento Pedra Branca conta com mais de 50km de redes coletoras de esgoto em ambos os lados das ruas, sob as calçadas, não sendo necessário cortar a pavimentação para acessar o ponto de recepção.

Para cada lote existe um TIL – terminal de inspeção e limpeza, onde o deve ser ligado o esgoto de cada construção. No início de cada construção o morador deve contactar o SAE para solicitar sua ligação de água/esgoto e receber as devidas orientações.

Para garantir o fluxo do esgoto até a estação de tratamento, ao longo das Bacias de Captação, o SAE consta com 5 estações elevatórias de esgoto, situadas na Rua dos Curiós, Rua das Figueiras, Rua dos Lírios, Rua E do Cond. Parque da Pedra e Rua dos Atobás.

Esta infraestrutura faz com que todo o esgoto coletado no Bairro chegue à Estação de Tratamento de Efluentes garantindo a preservação ambiental do Arroio da Pedra, que corta o Bairro Pedra Branca.

Tratamento do Esgoto

O tratamento de esgoto é um conjunto de processos que tem por objetivo retirar do efluente sanitário as sujidades e demais características que prejudicam o seu retorno à natureza. Desta forma, são retirados do efluente, durante o processo de tratamento:

- Sólidos grosseiros : como objetos diversos, plásticos, preservativos, cabelos, pedregulhos, absorventes, entre outros (e que não deveriam estar presentes no esgoto), retirados através do peneiramento.
- Areias : Retiradas através da sedimentação em tanque.
- Gorduras: Retirada através da flotação.
- Lodo: Retirado através de microbiologia, floculação e decantação.
- Além dos processos acima, antes do lançamento do efluente ao Curso de água se realiza filtração e desinfecção do efluente, para retirada de agentes patogênicos do efluente.
- Um dos objetivos do SAE é produzir um efluente com qualidade suficiente para ser reutilizado em processos industriais ou em sistemas de reuso da água.

Tarifas

SAE Pedra Branca divulga sua Tabela de Estrutura Tarifária e Tabela de preços de Serviços, a vigorar a partir de janeiro de 2019, conforme deliberação 036/2018 da ARIS- Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento.

Confira na tabela abaixo, os novos valores: