Faça Sua Parte

Leitura do Hidrômetro

Todos os meses, do dia 1 ao dia 10, o SAE procede a leitura de seu hidrômetro, para emissão de sua fatura de água.

Para que você entenda o seu consumo, explicamos a seguir os principais características de seu hidrômetro.

Números pretos: indicam o volume de água que passou pelo hidrômetro com a precisão de metros cúbicos.

Números vermelhos: Indicam as frações de metros cúbicos que passaram pelo hidrômetro. O primeiro número se refere a 100 litros, o segundo a 10 litros e o terceiro a 1 litro.

Conferindo o consumo (exemplo): Fazendo duas leituras e diminuindo uma da outra, você terá o consumo de água registrado no intervalo das leituras.

Detectando vazamentos: feche todas as torneiras da casa e não dê descargas antes de verificar o hidrômetro. Se perceber movimentação nos números é sinal de vazamento.

Código do hidrômetro: identifica o equipamento e suas características.

Entenda sua Conta

Matrícula ou “unidade consumidora”: indica o número da ligação do seu imóvel. Com esse dado é possível verificar o histórico de sua conta, acompanhar andamento de processos e emitir 2º via pela internet.

Mês/Ano ou “Referência”: identifica o mês de referência da fatura, mês no qual foi feita a leitura. Uma fatura com data inicial de leitura em 03/jul e data final de leitura em 03/ago é uma fatura da “referência agosto”, ou 08/2016.

Nome / Endereço: Neste campo constam os dados do morador da matrícula.

Economias e Categoria: indica o número de economias (apartamentos ou lojas), ligados na mesma ligação e indica a categoria à qual a ligação pertence: residencial, comercial, industrial ou pública, de acordo com a natureza consumo. Cada categoria possui um valor diferenciado do metro cúbico (m3) consumido.

Número do hidrômetro: Consta na fatura e está gravado também no seu hidrômetro, garante que o consumo registrado foi realmente na sua ligação.

Descrição de lançamentos: traz informações sobre os valores consumidos de água e taxa de esgoto e também outros serviços utilizados, além da descrição de parcelamentos de dívidas (para os que utilizam essa opção).

Dados da leitura: apresenta as datas da leitura anterior e atual, o consumo do mês em m3, a média de consumo referente aos últimos 6 meses em m3 e o consumo diário em litros. Com esses números, você pode verificar se o consumo está se mantendo na média ou se há excessos ou até mesmo diminuição no consumo.

Vencimento: fique atento a esse campo. Ele indica a data de vencimento para pagamento de sua conta. As faturas do SAE podem ser pagas na rede bancária – CEF, BB, Bradesco, Santander, Credifiesc e lotéricas.

Total a pagar: indica o valor a ser pago. Procure verificar a composição da fatura para saber o que está sendo cobrado.

Mensagem: Neste campo o SAE divulga informações de interesse do usuário do sistema.

Controle de qualidade: Neste espaço, o SAE publica a análise da qualidade da água referente ao mês de consumo. Nela, você encontra informações sobre turbidez, cor, flúor, cloro, PH e características microbiológicas.

Ficha de compensação: essa última parte da conta é destacável e será retida nos bancos ou casas lotéricas, no ato do pagamento da con

Verso da Fatura: Aqui você encontra o nosso endereço eletrônico, telefones de contado e dicas para vc controlar o seu consumo e outras informações.

Consumo Responsável

A água é um recurso infinitamente renovável, o que não que dizer que sua disponibilidade imediata é infinita. Significa que, consumindo com responsabilidade, ela se renovará infinitamente. Por isso, é importante que ao usar este recurso o façamos de modo consciente e responsável.

A responsabilidade do SAE é reduzir ao máximo as perdas no sistema, fazendo com que o máximo possível da água produzida chegue ao usuário final e difundir a cultura do uso racional da água.

Como você pode usar a água racionalmente? São opções que vc pode fazer usando a criatividade e o bom senso, sugerimos alguns exemplos:

- Lavar carros em sistemas secos ou com a água de um balde.

- Varrer a calçada ao invés de lavá-la.

- Reservar a água de chuva para uso na irrigação do jardim, vaso sanitário e limpezas diversas.

- Verificar com regularidade se o seu consumo não está excessivo. (o consumo médio esperado é de 3,00 a 4,50 m3 por mês por pessoa).

- Verificando se não há vazamento em seu sistema de água – extravasor da caixa dágua, extravasor da cisterna, bacios com caixa acoplada e trechos subterrâneos da tubulação são os o locais que tem os vazamentos de mais difícil detecção.

Tire suas dúvidas

Caso você tenha alguma dúvida sobre qualquer aspecto do SAE, desde a produção da água, até o tratamento de esgotos, inclusive quanto a parte comercial e de gestão do sistema, por favor entre em contato conosco, através de nosso atendimento. Temos interesse em que você compreenda todo nosso processo.