O evento organizado pelo SAE e PEDRA BRANCA sobre o DIA MUNDIAL DA ÁGUA teve grande adesão da comunidade, autoridades e mídias locais. Segue matéria veiculada pelo Jornal Palhocense – edição 581 de 23/03 – que registrou o evento:

“Nesta quarta-feira (22), foi comemorado o Dia Mundial da Água. Criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data visa à conscientização do uso racional da água. E foi justamente este o objetivo da diretoria do Sistema de Água e Esgoto (SAE) da Pedra Branca, que reuniu especialistas para debater o assunto no Edifício Atrium, no Passeio Pedra Branca, na noite desta quarta. A intenção é sensibilizar o público sobre a importância da preservação e uso racional da água.
As perdas de água na Pedra Branca atingem o nível de 12% ao ano, enquanto o Brasil registra índices superior a 35%. E o desperdício de água no bairro pode ser considerado mínimo, já que o consumo é de 107 litros ao dia por habitante, enquanto índices nacionais acusam número superior a 150 litros por habitante. Dados como esses foram apresentados durante o evento, bem como as ações realizadas pelo SAE: como a implantação de macromedição, adequação e dimensionamento de hidrômetros, implantação de distritos de medição e controle (DMC’s), contrato de performance, agilidade de reparos, análise técnica de consumos, vazões mínimas noturnas, válvulas de redução de pressão, serviço de informação geográfica (GIS), além do reuso da água tratada proveniente de ETE’s e aproveitamento de águas de chuva.
O Sistema de Água e Esgoto (SAE) Pedra Branca está em operação no bairro desde março de 2010. Atende atualmente cerca de 3 mil economias (comércios, apartamentos, indústrias, casas) o que reflete em aproximadamente 8 mil moradores. O SAE tem dois reservatórios de aço inox e disponibiliza mensalmente 32 mil metros cúbicos de água, em 50 quilômetros de redes de água e 50 quilômetros de rede de esgoto. São cinco estações elevatórias de esgoto e estação de tratamento de esgoto (ETE).
Entre os especialistas que participaram do evento estavam o engenheiro mecânico Vânio Pacheco de Abreu, o engenheiro civil Ramiro Nilson, o engenheiro sanitarista Guilherme Girol, a engenheira sanitarista Chelsea Marchi e o químico Jocenil Soares.”

Tenha acesso ao conteúdo da Palestra, clicando no link: