SAE desponta num cenário de inovação que contribui para a qualidade de vida na Cidade Criativa Pedra Branca

O ambiente criativo que reforça a convivência entre as pessoas é o norte que conduz as ações no bairro-cidade de Palhoça. Nos últimos 20 anos, a prioridade na Cidade Pedra Branca é convergência entre os vários setores que garantem qualidade de moradia, trabalho, lazer e educação. A infraestrutura que possibilita sustentabilidade e a vivência em comunidade é um modelo em todo país. Nesse contexto, o Sistema de Água e Esgoto (SAE) Pedra Branca, instituído por lei, é um importante aliado para garantir a preservação ambiental e sustentabilidade do empreendimento. A atuação direta das equipes do SAE minimizam os índices de perda de água, contribuem para o uso consciente dos recursos e a responsabilidade pelo tratamento de efluentes. 

Na Cidade Criativa Pedra Branca, o foco principal do SAE está fundamentado na gestão da água e esgoto. No entanto, a infraestrutura urbana também é uma questão importante para atender as demandas dos habitantes e usuários da Cidade Criativa Pedra Branca, que atualmente somam 12 mil moradores, 8 mil trabalhadores e 6 mil estudantes. 

No bairro, as edificações contam com captação de água da chuva e reuso, aproveitamento da energia solar para aquecimento de água ou fotovoltaica e na utilização de residuários, com separação de recicláveis, orgânicos e rejeito.  “Para 2019, observamos uma tendência de aumento do uso da energia fotovoltaica, da disponibilização de novas ciclovias e no lançamento de novos produtos imobiliários diferenciados em termos de sustentabilidade e qualidade de vida”, explica Ramiro Nilson, gestor do SAE Pedra Branca. O reflexo é a transformação de uma região, atualmente com índices relevantes de desenvolvimento humano (IDH) do Estado em referência de qualidade de vida.

A gestão eficiente do sistema de distribuição de água, com índice de perdas abaixo de 10%, e a gestão eficiente do sistema de esgoto, com redes coletoras que atendem 100% das construções do bairro constituem ações dentro de um protocolo de práticas modernas de urbanismo. Assim como a adoção de luminárias LED para a iluminação pública, que garantiram uma economia de 50% em energia.  Além disso, a gestão de PEVs - postos de entrega voluntária de recicláveis (vidros, metal, papel, plástico), disponíveis a todos moradores, e as hortas orgânicas no bairro também constituem elementos de trabalho do SAE Pedra Branca, que contribuem no desenvolvimento do bairro economicamente ativo, misto e aberto.