Ao completar seis anos de atividades dentro da Pedra Branca, o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAE) apresenta novidades. Mais de R$ 12 milhões serão investidos em uma nova estação de tratamento de água e ampliação da estação de tratamento de esgoto. O objetivo será atender a futura população do bairro, estimada em 50 mil moradores (hoje, a média é de 7,5 mil).

Segundo o Engenheiro e Coordenador do SAE, Ramiro Nilson, o projeto já está pronto e com as licenças em dia. “Queremos garantir  o abastecimento de água, tratamento de esgoto e, com isso, a consequente valorização dos imóveis situados no bairro”, destaca.

O SAE originou-se da escolha do bairro Pedra Branca como projeto piloto de urbanismo sustentável, decorrente da  parceria celebrada com a  Fundação Clinton, Governo do Estado e Município da Palhoça. “Esse sistema também surgiu para resolver o problema da falta de água no bairro. Quem mora aqui há bastante tempo deve se lembrar que um problema grave era a falta de água”, explica.

Estrutura:

O SAE está atendendo em novo endereço (no Atrium Offices, Praça do Espelho D’água). Além da nova sala para o atendimento comercial, o SAE possui Estação de Tratamento de Esgoto e estações elevatórias, almoxarifado, laboratório, reservatórios de água, caminhão hidrojato, retroescavadeira, entre outros.

Os recursos humanos somam 23 colaboradores diretos (engenheiros, químico, geólogos, laboratorista, operadores, eletrotécnicos, encanadores, pedreiros, atendente comercial e leiturista). Há também colaboradores indiretos (suporte administrativo, financeiro, jurídico  e contábil).

Índice de perdas:     
Durante os seis anos de operação, o SAE atingiu um índice de perdas de água de 12%, comparável  aos melhores índices mundiais (atualmente, a perda média no Brasil está na faixa de 40%, ou seja, a cada 100 litros produzidos, o país perde 40 litros). A meta do SAE, segundo Ramiro, é manter a perda abaixo dos 10%.

Tratamento de esgoto:

O SAE também trata  100 % do esgoto coletado na Pedra Branca. “Garantimos dessa forma o cumprimento da Lei de sua criação, que lhe atribuiu a responsabilidade específica para prestação de serviço de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. Para realizar este serviço, o SAE conta única e exclusivamente com as tarifas de água e esgoto”, ressalta o Engenheiro.

(Matéria Publicada no Jornal O Cotidiano Pedra Branca, Edição 18, Página 3)